top of page
Buscar

ADORAÇÃO COLETIVA A DEUS

Foto do escritor: IbbnIbbn

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 22/01/2021

Após voltar a Jerusalém do cativeiro, o povo judeu ficou ainda um longo tempo sem prestar cultos a Deus. Mas chegou um momento em que sentiram a necessidade de cultuá-lo coletivamente. Então, eles pediram ao escriba Esdras que lesse o Livro da Lei de Deus. Vamos ver a narrativa de Neemias sobre este momento. Diz assim:

“Esdras levou o livro para o lugar onde o povo estava reunido: os homens, as mulheres e as crianças que já tinham idade para entender. E ali, na praça em frente ao portão, Esdras leu a Lei para o povo, desde o nascer do sol até o meio-dia. E todos ouviram com atenção. Esdras estava de pé num estrado de madeira que havia sido feito para aquela ocasião...” (Neemias 8:2-4 - NTLH).

Neemias segue narrando a reação do povo ao ouvir a leitura:

“Esdras ficou ali no estrado acima do povo, e todos olhavam para ele. Quando abriu o livro, todos se levantaram, e Esdras disse: — Louvem o Senhor, o grande Deus! Todo o povo levantou os braços e respondeu: — Amém! Amém! Aí se ajoelharam e, com o rosto encostado na terra, adoraram a Deus, o Senhor. Depois se levantaram e ficaram nos seus lugares. Então os levitas explicaram a Lei para o povo. ... eles iam lendo o Livro da Lei e traduzindo; e davam explicações para que o povo entendesse o que era lido. Quando ouviram a leitura da Lei, eles ficaram tão comovidos, que começaram a chorar. Então Neemias, o governador, e Esdras, o sacerdote e mestre da Lei, e os levitas que estavam ali explicando a Lei disseram a todo o povo: — Este dia é sagrado para o Senhor, nosso Deus, e por isso vocês não devem se lamentar nem chorar. Vão agora para casa e façam uma festa. Repartam a sua comida e o seu vinho com quem não tiver nada preparado. Este dia é sagrado para o nosso Deus; portanto, não fiquem tristes. A alegria que o Senhor dá fará com que vocês fiquem fortes” (Neemias 8:5-10 - NTLH).

Nestes dias, muitos estão sem poder participar dos cultos coletivos a Deus. Vamos orar e torcer para que eles, sentindo vontade, possam voltar ao templo e ouvir a mensagem da Lei de Deus. E que juntos tenhamos este sentimento de adoração verdadeira ao nosso Deus que os judeus tiveram e a mesma atitude para com o próximo e que a alegria que vem do Senhor faça com que fiquemos mais fortes.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

UM POVO QUE SERVE EM AMOR

Nesta segunda edição do Jornal Boas Novas, convido a comunidade a ler e ficar por dentro de tudo o que aconteceu no mês de junho/2024 na...

IBBN – Uma igreja dinâmica

A Igreja Batista Boas Novas tem o prazer de apresentar a primeira edição do Jornal Boas Novas, criado com o objetivo de dar visibilidade às

DEUS CONOSCO

DEUS CONOSCO

Comments


bottom of page