DEUS, NOSSO REFÚGIO, FORTALEZA E SOCORRO NA HORA CERTA
- Ibbn
- 17 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 16/07/2020

Uma das maneiras de alimentar a fé em Deus é ler a Bíblia para conhecer mais sobre o Criador e Sustentador de todas as coisas. O apóstolo Paulo, inclusive, diz que a fé vem por ouvir a Palavra de Cristo. Existem muitos textos bíblicos que só em lê-los já alimentam a nossa fé, como o Salmo 23, o Salmo 91, o Salmo 121 e outros.
Um dos salmos que gosto muito é o de nº 46 que diz assim, em seus primeiros três versículos:
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza” (Salmos 46:1-3).
É importante conhecer um pouco do mundo em que vivia o autor para entender a mensagem que ele quer passar. O que ele tinha em mente quando se referiu a Deus como um refúgio fazia menção à atitude dos pastores que, quando estavam nos montes cuidando das ovelhas e chegava uma tempestade, levavam as ovelhas para se refugiarem nas cavernas, e assim as protegia das chuvas e dos raios. Mas o salmo também diz que Deus é uma fortaleza e, agora, o cenário muda para as pessoas que estavam dentro de uma cidade murada e, quando chegava o inimigo para atacá-las, não conseguia derrotá-los, pois a cidade era uma fortaleza. A outra imagem é de uma cidade, ou um exército que, sendo atacado, recebia ajuda imediata de um outro exército. Três imagens para descrever a ação de Deus para nos proteger: se estamos correndo perigo, temos que nos refugiar em Deus; se estamos sofrendo ataque, Deus vai ser a fortaleza de tal maneira que o inimigo não poderá derrotar; e se estamos sofrendo um ataque muito forte e precisarmos de ajuda, Deus virá na hora certa nos socorrer, nem antes e nem depois.
Portanto, que você se refugie em Deus, faça dele sua fortaleza, sua proteção e quando estiver com as forças se esvaindo, possa pedir ajuda a ele, pois é o socorro nas horas difíceis. Não importa o nível de tormenta que esteja vivendo, como expressa o autor do salmo, quer seja um terremoto ou um maremoto, Deus “é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na angústia”. Este é o Deus que temos.
Comments