top of page
Buscar

IGREJA É COLETIVIDADE

Foto do escritor: IbbnIbbn

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 24/04/2021

A adoração coletiva é uma marca do povo de Deus, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Quando foi organizada a adoração a Deus no deserto, construiu-se uma tenda, o Tabernáculo, conhecido, também, como a Tenda da Reunião, pois ali o povo se reunia para resolver suas questões administrativas, bem como para juntos adorarem a Deus. Nestas reuniões, o povo conhecia um pouco mais sobre Deus, portanto glorificavam-no, mas também eram confrontados com seus pecados.


No Novo Testamento, vemos a ênfase na igreja local, com foco em suas reuniões onde estudavam as Escrituras, oravam, celebravam a Ceia, adoravam a Deus e tomavam suas decisões enquanto comunidade. Tanto no Antigo como no Novo Testamento, estas reuniões ou assembleias levavam ao crescimento espiritual coletivo. Somos chamados à comunhão individual com Deus, mas que vai refletir na adoração coletiva, entre outras coisas.


O apóstolo Paulo refere-se à igreja como família de Deus:

“Portanto, vocês já não são estranhos e forasteiros, mas concidadãos do povo santo e membros da família de Deus” (Efésios 2:19).

Do mesmo modo, fala da igreja como sendo Corpo de Cristo:

“Pois bem, vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte desse corpo” (1Coríntios 12:27).
“Porque, assim como em um só corpo temos muitas partes, e todas elas têm funções diferentes, assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo. E todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo” (Romanos 12:4-5).

Então, sozinhos não somos igreja. Igreja é a coletividade que se reúne como família de Deus e Corpo de Cristo para adorá-lo e servi-lo, servindo ao próximo com seus dons e talentos.


Precisamos olhar para as igrejas nestes tempos de pandemia como se estivéssemos em tempos de exceção e não de normalidade. Muitas vezes os cultos são virtuais, ou seja, os membros da igreja estão distantes uns dos outros e assistem aos cultos pelas mídias sociais. Os membros das igrejas estão em casa assistindo aos cultos e não usam os seus dons espirituais e talentos para abençoar outros irmãos e glorificar a Deus. Portanto, não faça da exceção em que estamos vivendo algo normal.

117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

UM POVO QUE SERVE EM AMOR

Nesta segunda edição do Jornal Boas Novas, convido a comunidade a ler e ficar por dentro de tudo o que aconteceu no mês de junho/2024 na...

IBBN – Uma igreja dinâmica

A Igreja Batista Boas Novas tem o prazer de apresentar a primeira edição do Jornal Boas Novas, criado com o objetivo de dar visibilidade às

DEUS CONOSCO

bottom of page