Por Pr. Carlos Henrique - 20/08/2020
![](https://static.wixstatic.com/media/48b403_9d6f0d4346fd4451a144bee10da5c617~mv2.png/v1/fill/w_980,h_200,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/48b403_9d6f0d4346fd4451a144bee10da5c617~mv2.png)
Estava participando de uma sala virtual que os educadores abriram com as crianças da igreja e, em determinado momento, foi pedido a elas que expressassem o que pediriam a Deus. Um pedido que me chamou a atenção, vindo de uma criança entre 5 e 12 anos, foi para que esta pandemia acabasse. Ficou claro que não são apenas os adultos que estão tendo dificuldades em se adaptar à quarentena, as crianças também. Elas perderam a liberdade de ir à escola, que é muito prazeroso nesta faixa etária. Foi tirado delas uma das coisas mais importantes que é se relacionar e brincar com os colegas. Mas, por outro lado, para a grande maioria, percebo que estão tendo a oportunidade de conviver mais tempo com os pais e de uma maneira mais intensa. Os pais que delegavam aos professores a tarefa de ensinar, e muitos até mesmo de educar, hoje estão tendo que atuar diretamente no ensino também.
Acredito que está sendo uma grande oportunidade para os pais conhecerem melhor seus filhos, refletirem e avaliarem sobre o que eles são hoje e como estão sendo preparados para o futuro. A Bíblia diz: “Ensine seus filhos no caminho certo, e, mesmo quando envelhecerem, não se desviarão dele” (Provérbios 22:6- NVT). Gosto da tradução deste versículo na Bíblia NVI - Nova Versão Internacional - que expressa assim este ensinamento: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” (NVI). Será que estão aprendendo a ser tolerantes? A respeitar o próximo? Eles têm disciplina acadêmica e comportamental? Quais princípios éticos estão sendo revelados na vida deles?
Sabemos que aquilo que falamos para uma criança é muito importante, mas também o que ela nos vê fazendo é determinante em sua formação. Então, pais, cuidado com o que vocês falam e fazem diante dos seus filhos nestes dias de intensos relacionamentos. Na realidade, o que vocês são, eles terão grande probabilidade de se tornar também.
Comments