top of page

JESUS VEIO NO TEMPO CERTO

  • Foto do escritor: Ibbn
    Ibbn
  • 23 de dez. de 2020
  • 2 min de leitura

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 23/12/2020

A Bíblia não informa quando Jesus nasceu e é certo que não foi no dia 25 de dezembro. Esta data chegou até nós em virtude de Roma celebrar, nesta data, o dia do deus Sol, mas os cristãos não concordavam em participar destas celebrações, argumentando que o sol que iluminava suas vidas era Jesus. Então, enquanto os seguidores do deus Sol celebravam, os cristãos começaram a celebrar a Jesus Cristo. Isso no final do II d.C. Assim, surgiu a data de 25 de dezembro como o dia do nascimento de Jesus.


Embora não saibamos a data certa do nascimento de Jesus, a Bíblia informa que Jesus veio no tempo certo. O apóstolo Paulo diz: “Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos” (Gálatas 4:4-5 - NVI). Outra passagem bíblia que cito é esta:

“Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento. E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos” (Efésios 1:7-10 - NVI).

Destaco nestes textos a expressão “plenitude dos tempos”. A palavra que traduzimos por “tempo” em Gálatas é o termo grego “chronos”, que se refere ao tempo cronológico certo. Já na carta aos Efésios, o termo grego é “kairos”, referindo-se ao melhor tempo para a vinda do Cristo.


Quando Jesus veio, o Império Romano dominava a maior parte do mundo de então. Impôs a chamada “pax romana”, um longo período de relativa paz entre as nações, estabelecida pelas armas de Roma que construíram, também, estradas para que seus exércitos se deslocassem com rapidez. Apesar da língua oficial ser o latim, o grego era o idioma falado em quase todo o império. Havia, ainda, um enfraquecimento das religiões locais em virtude do domínio dos romanos. Estes são alguns dos fatores que criaram um ambiente propício para que a mensagem de Jesus fosse levada a quase todo o império. Os cristãos tinham liberdade, segurança e mais facilidade em viajar para outros lugares, pregando a Jesus como o Salvador.


Então, na plenitude dos tempos ou no tempo certo, Jesus veio. É bom saber que Deus está no controle de tudo e que no tempo certo Ele age.

Posts recentes

Ver tudo
UM POVO QUE SERVE EM AMOR

Nesta segunda edição do Jornal Boas Novas, convido a comunidade a ler e ficar por dentro de tudo o que aconteceu no mês de junho/2024 na...

 
 
 
IBBN – Uma igreja dinâmica

A Igreja Batista Boas Novas tem o prazer de apresentar a primeira edição do Jornal Boas Novas, criado com o objetivo de dar visibilidade às

 
 
bottom of page