Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 08/02/2021
![](https://static.wixstatic.com/media/48b403_3838f42a558242b7918645863e52211d~mv2.png/v1/fill/w_49,h_10,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_avif,quality_auto/48b403_3838f42a558242b7918645863e52211d~mv2.png)
A história da luta entre Davi e Golias é bem instrutiva. O rei Saul estava acampado com seu exército em uma colina e o exército dos seus inimigos em outra. No exército dos filisteus havia o soldado Golias, com dois metros e noventa centímetros de altura e vestia uma armadura muito pesada, revelando, assim, a sua força. Ele desafiava o exército de Israel para que enviasse um soldado a fim de lutar contra ele e, aquele que vencesse, definiria o exército vencedor da batalha. No exército de Israel não havia um soldado que pudesse fazer frente a Golias. Foi aí que Davi entrou em cena, um rapazinho que nem tinha idade para se alistar no exército. Ele, ouvindo o desafio de Golias e vendo o temor nos olhos dos soldados de Saul, se prontificou a lutar contra Golias. Tentaram dissuadi-lo da ideia, mas não conseguiram, e não tinham ninguém para aceitar o desafio. O rei Saul permitiu. Vou ler a narrativa partindo do que Davi informa ser sua motivação. Diz assim:
“Tenho matado leões e ursos e vou fazer o mesmo com esse filisteu pagão, que desafiou o exército do Deus vivo. O Senhor Deus me salvou dos leões e dos ursos e me salvará também desse filisteu. — Pois bem! — respondeu Saul. — Vá, e que o Senhor Deus esteja com você! Então deu a sua própria armadura para Davi usar. Pôs um capacete de bronze na cabeça dele e lhe deu uma couraça para vestir. Davi prendeu a espada de Saul num cinto sobre a armadura e tentou andar. Mas não conseguiu porque não estava acostumado a usar essas coisas. Aí disse a Saul: — Não consigo andar com tudo isto, pois não estou acostumado. Então Davi tirou tudo. Pegou o seu bastão, escolheu cinco pedras lisas no ribeirão e pôs na sua sacola. Pegou também a sua funda e saiu para enfrentar Golias” ( 1Samuel 17:36-40 - NTLH).
E mais adiante, veja o que aconteceu:
“Então Golias começou novamente a caminhar na direção de Davi, e Davi correu rápido na direção da linha de batalha dos filisteus, para lutar contra ele. Enfiou a mão na sua sacola, pegou uma pedra e com a funda a atirou em Golias. A pedra entrou na testa de Golias, e ele caiu de cara no chão... E assim Davi venceu Golias e o matou apenas com uma pedra. Quando os filisteus viram que o seu herói estava morto, fugiram” (1Samuel 17:48-51 - NTLH).
Em nossa vida, temos gigantes a serem vencidos e não podemos fugir. Precisamos confiar em Deus e lutar com as armas que sabemos usar. O Rei Saul colocou sua armadura em Davi, mas não era dele e nem tinha sido treinado para usá-la. Davi sabia usar muito bem a sua funda, que atirava pedras e foi com ela que ele venceu. Confie em Deus e use as armas que você sabe manusear para vencer as batalhas do dia a dia.