Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 10/02/2021
Jesus estava em uma viagem para Jerusalém e no caminho encontrou muitas pessoas. Os evangelistas registram três destas pessoas que nos trazem uma lição do custo que há para ser um cristão, seguidor de Jesus. Vou ler o que o evangelista Lucas registrou. Diz assim:
“Quando iam passando, alguém disse a Jesus: “Eu o seguirei sempre, a onde quer que for”. Mas Jesus respondeu: “Eu não possuo nem um lugar para encostar a cabeça. As raposas têm covas para morar, e os pássaros têm ninhos, porém o Filho do Homem não tem onde repousar a sua cabeça aqui na terra”. A outro ele disse: “Siga-me”. Mas o homem respondeu: “Senhor, permita-me ir primeiro sepultar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixe que os mortos sepultem seus próprios mortos; o seu dever é vir e proclamar o Reino de Deus”. Ainda outro disse: “Sim, Senhor, eu irei, mas deixa-me primeiro voltar e despedir-me da minha casa”. Mas Jesus lhe disse: “Todo aquele que põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus” (Lucas 9:57-62 – NBV-P).
Como disse, esses três personagens personificam posturas de pessoas que querem seguir a Jesus, mas não estão prontas para tal. O primeiro, se propôs a segui-lo, mas Jesus alertou que ele não garantia conforto material para seus seguidores, pois ele mesmo, enquanto ser humano, não tinha isso. O segundo, recebeu o convite de Jesus e respondeu dizendo que o seguiria somente após a morte do seu pai, o que poderia demorar um longo tempo. Jesus respondeu que o seguidor dele deveria colocar como prioridade anunciar o Reino de Jesus, pois esta é uma das missões do seu discípulo. O terceiro, parece que também recebeu o convite, mas Jesus percebeu que ele estava relutante, uma vez que a resposta dada foi: “Todo aquele que põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”. A decisão de seguir Jesus precisa ser consciente, voluntária e decisiva.
Qual a condição que você está colocando para seguir a Jesus? Lembre-se que há um custo em segui-lo. Você está disposto a pagar o preço?
Comentarios