top of page
Buscar

RESGATANDO O SAGRADO

Foto do escritor: Carlos Henrique RibeiroCarlos Henrique Ribeiro

Um dos grandes desafios para a religião nos dias de hoje, principalmente para o cristianismo, é o abandono da concepção do sagrado. Sagrado, na visão bíblica, falando de maneira bem simples, é tudo aquilo que é dedicado a Deus. No Antigo Testamento, temos uma mensagem do próprio Deus, através do profeta Ezequiel, que resume o conceito e finalidade do que é dEle ou sagrado. Assim está escrito:

“Eu lhes dei os meus decretos e lhes tornei conhecidas as minhas leis, pois aquele que lhes obedecer por elas viverá. Também lhes dei os meus sábados como um sinal entre nós, para que soubessem que eu, o Senhor, fiz deles um povo santo” (Ezequiel 20:11-12).

Para Deis, as Escrituras, o sábado, o templo e seus utensílios, as festas religiosas, os sacerdotes e, até mesmo, o povo judeu eram considerados sagrados. É importante enfatizar que o sagrado tinha a função de fazê-los lembrar e conectarem-se com Deus. O sagrado era considerado algo santo, separado para Deus.


Jesus reforça que os seus ensinos e as Escrituras são sagrados. Em uma palavra bem dura ele disse: “Não deem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão” (Mateus 7:6).


O apóstolo Paulo ensina que o nosso corpo é sagrado. Ele disse: “Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado” (1 Coríntios 3:16-17).


Infelizmente a noção do sagrado está se perdendo. A Bíblia, para muitos, não é mais vista como sagrada, a Palavra de Deus. A Igreja é apenas mais uma instituição e não a igreja de Jesus. Os cultos são mais voltados para agradar às pessoas do que para adorar a Deus. Os próprios templos deixaram de ser espaços consagrados para cultuar a Deus e ser casa de oração e tornaram-se espaços para espetáculos artísticos. A família não é mais vista como uma instituição divina, mas apenas como uma união civil. São alguns exemplos de como o sagrado está deixando de existir. Neste ritmo, temo que até Deus não será mais visto como Santo e Jesus como o Ungido de Deus. Portanto, trabalhe por sua fé para não perder a noção bíblica do que é sagrado.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

UM POVO QUE SERVE EM AMOR

Nesta segunda edição do Jornal Boas Novas, convido a comunidade a ler e ficar por dentro de tudo o que aconteceu no mês de junho/2024 na...

IBBN – Uma igreja dinâmica

A Igreja Batista Boas Novas tem o prazer de apresentar a primeira edição do Jornal Boas Novas, criado com o objetivo de dar visibilidade às

DEUS CONOSCO

Comments


bottom of page